sábado, 23 de maio de 2009

Exija seus direitos com a pessoa certa

De acordo com o inciso VII do artigo 206 da Constituição Federal o ensino será ministrado com base no princípio de garantia de padrão de qualidade; ou seja, padrão significa em moldes dignos em nível de excelência e qualidade.

Já o artigo 205 diz que a educação é DEVER do ESTADO, logo, se ele lucra com isso de forma direta (votos e outras coisas que não cabem aqui) também é dever dele prestar um ensino de qualidade, pagando dignamente aos professores e dando suporte padrão de ensino. Estado não é somente o governo do Estado do Rio de Janeiro, as esferas municipais, estaduais e federais são tratadas de Estado.

No artigo 208 da mesma Constituição Federal preconiza que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento ao educando, no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

Para aqueles que não sabem a Constituição Federal é a lei maior, contra a qual não há nenhuma outra dentro do território nacional.

Conclusão: o professor não tem obrigação nenhuma de tirar nada do bolso para fazer cumprir o seu trabalho. O professor deve receber o material para executar seu serviço, a falta de material atrapalha o professor e não cabe a ele buscar esse material de forma alguma. Portanto, não é obrigação de o professor suprir carência de material escolar, mas sim ministrar aulas. O professor é apenas mediador do ensino e não gestor. Gestor, de acordo com o Dicionário Aurélio, é a mesma coisa que administrador, ou seja, pessoa que tem a seu cargo a administração de bens e serviços públicos ou particulares.

Um comentário:

  1. Fábio, é isso aí...Professor é docente, não é psicólogo, pai, mãe, advogado, assistente social, infelizmente através de nossa cultura paternalista, o professor tem sido considerado como um semideus e não é assim que a "banda toca".Professor é ensinador e aprendiz, mas não é "Bombril"...A idéia paternalista de que professor é um segundo pai ou mãe é errônea e desclassificador de nossa classe social, enquanto profissionais...Professor é profissional...Professor não é tio e nem pai...Professor é professor( o que já é muito), diante de nossa tão defasada remuneração...Beijos grandes...

    ResponderExcluir