segunda-feira, 8 de novembro de 2010

6ª Bienal do Livro de Campos

Hoje levei meus alunos a este evento.

Que calor passei lá dentro!

E a praça de alimentação sem local para sentar?

As crianças quiseram beber água. Mas não tinha copo num bebedouro com galão de água de mineral.

As crianças quiseram ir ao banheiro. A minha diretora levou pois eu entrei na "Caverna" para marcar lugar. Não havia reserva para esse local, tive que ficar marcando lugar mesmo. Ouvi dizer que os banheiros ficam do lado de fora da bienal. Deveria ser banheiro químico. Não outro jeito mesmo.

A única coisa que me chamou a atenção positivamente foi o comportamento dos alunos da rede pública municipal de São Francisco de Itabapoana (SFI). Li no uniformes das crianças o nome da cidade. A professora os colocou sentadinho no chão e falou que ia sair parar comprar um salgado. Acreditem! Todos ficaram lá quietinhos sem sair do lugar, sem brigar, sem gritar, apenas prestavam atenção a fala da autora Flávia Lins.

Agora perguntem aos professores da rede municipal de Campos se os seus alunos fariam isso. Na minha escola, as diretoras elogiam muito a minha turma, falam que é a melhor comportada e eu até hoje não consegui presenciar a mesma coisa que os alunos de SFI.

Agora me diga você: O que está faltando aos alunos da rede municipal de Campos?

Será que por ser crianças de cidade maior onde as famílias estão sendo menos assistidas pelo Poder Público que fazem com que as crianças sejam mais atribuladas?

Precisamos de mais especialistas em educação extra-classe (como psicólogos, fonoaudiólogos), precisamos de turmas menores para que cada criança recebe mais atenção, precisamos de professores motivados (e os corruptos banidos), precisamos de um governo que tenha real prioridade em educação.

Tenho me cansado de ver professores que tiram dinheiro do bolso para fazer graça a aluno mas não contribuem em nada com seu aprendizado.

Claro que não sou perfeito! Preciso e procuro auxílio e orientação, mas nada disso consigo de maneira satisfatória: o sistema emperra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário